A respiração profunda é incorporada em muitas terapias que envolvem a mente e o corpo. No entanto há um problema fundamental com estas técnicas de modificação da respiração. A maioria das pessoas não está plenamente consciente da capacidade dos seus pulmões. Consequentemente, não inspiram ou expiram completamente. É este o seu caso?

Muitas pessoas estão desconectadas das sensações e feedback dos seus corpos. Essa ausência de consciência corporal pode ser o resultado de experiências de vida, como eventos traumáticos, ou a viver numa cultura com o modelo médico no qual corpo e mente estão divididos em vez de serem considerados holisticamente.

Outra situação que acontece é a forma como respiramos em momentos de ansiedade/stress. Quando nos encontramos nessas situações a nossa respiração tende a ser curta e ofegante – resultado: estamos a expelir muito dióxido de carbono do que o normal. Quando tentamos “relaxar” nessas condições tentamos também respirar profundamente – resultado: continuamos a expelir muito dióxido de carbono.
Então o que é importante nesta altura? Regularizar o oxigénio e dióxido de carbono de modo a ter uma respiração normal. Só depois de regularizada é que pode começar a fazer respirações de relaxamento (abdominal ou completa).

Existem vários tipos de respiração para o combate ao stress e ansiedade mas a prática demonstrou que a Técnica de Respiração Lenta é a mais eficaz para regularizar a respiração.

Duas coisas a ter em mente ao praticar esta respiração:

1) Primeiro, esta é uma prática. Pode parecer estranho ou difícil. Isso é de se esperar quando tentamos algo que nunca tentamos antes. Seja gentil consigo mesmo e veja isso como uma exploração em vez de algo para ser imediatamente dominado.
2) Em segundo lugar, e mais importante, se por qualquer motivo sentir-se realmente desconfortável pode fazer uma pausa ou interromper o exercício e tentar novamente em outro momento.
3) É normal no inicio sentir-se um pouco tonto, lembre-se, está a modificar a sua respiração.

A Técnica de Respiração Lenta poderá fazê-la 3 vezes por dia para regularizar a respiração e diminuir o stress/ansiedade.
Pode fazê-la ao longo do dia, sempre que se lembrar e quando conseguir prever que vai estar numa situação de stress/ansiedade:

Técnica de Respiração lenta
Pode utilizar esta técnica em qualquer momento para diminuir a taxa de respiração para níveis normais e sempre que sentir-se tens@ ou ansios@.
1. Esteja numa posição confortável. Para praticar pode começar sentad@ e depois de familiarizad@ pode fazer em qualquer lugar.

2. Inspire e expire lentamente num ciclo de 6 segundos: inspire em 3 segundos e expire em 3 segundos. Isto produzirá uma taxa de respiração de 10 respirações por minuto. Diga a palavra “relaxa” a si mesmo cada vez que expira. Respire suavemente e com calma.

3. Certifique-se de respirar pelo nariz e ponha a mão no abdómen e tenha a certeza que ele movimenta-se. Assim sabe que está a respirar correctamente.

4. Faça esta técnica durante 3 minutos, 3 a 4 vezes por dia.

Tagged with:
 

Comments are closed.

Set your Twitter account name in your settings to use the TwitterBar Section.